Governo do ES lançou no dia 29/08 o programa de empreendedorismo Agenda Mulher

O Governo do ES, por meio da Vice-Governadoria e da Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH), lançou em 29/08, o programa Agenda Mulher e o Plano Estadual de Políticas para as Mulheres do ES. 

A cerimônia de lançamento aconteceu no Salão São Tiago, no Palácio Anchieta, a partir das 14 horas, com uma programação cultural e o desafio de impactar, em quatro anos, cerca de 15 mil mulheres.

O Agenda Mulher é um programa que tem o objetivo de empoderar, dar visibilidade e fortalecer as mulheres por meio do empreendedorismo, oferecendo e customizando cursos que vão de formações e qualificações diversificadas até o empreendedorismo emocional que se dá pelo processo de autoconhecimento. Englobando temas transversais, o programa reflete o compromisso do Governo do Estado do Espirito Santo em investir na inovação e em ações que proporcionem igualdade de oportunidade entre homens e mulheres.

A Ufes é parceira na realização deste programa por meio do Laboratório de Pesquisas sobre Violência contra a Mulher (LAPVIM), coordenado pela vice-reitora Ethel Maciel. O laboratório agrega diversas instituições públicas e privadas que atuam para o enfrentamento da violência contra a mulher no Espírito Santo e aglutina projetos de pesquisa, ensino e extensão da Ufes sobre a violência contra a mulher nos contextos nacional, regional e local, analisando a problemática em seus diversos âmbitos. Além disso, um documentário sobre o Agenda Mulher está sendo produzido em parceria com a TV Ufes.

A vice-governadora Jaqueline Moraes afirma que o propósito é trabalhar para que as mulheres sejam representadas com igualdade na economia. “É privado para muitas mulheres o acesso a conteúdos, cursos, palestras e outros serviços que venham realmente ao encontro de suas necessidades. E é justamente nesta falta de um conhecimento mais profundo que queremos atuar, com ações decisivas para o sucesso dessas mulheres”, declara.

O Programa engloba projetos inter-relacionados, em parceria com diversas secretarias de estado, em áreas como empreendedorismo, esporte, programação e robótica, entre outras.

Com o Agenda Mulher, o público feminino de todo o estado terá a vantagem de direcionar seus interesses a profissionais com boa qualificação e a fazer cursos com a perspectiva de empreender, individual ou coletivamente.

Plano estadual

Durante a cerimônia de lançamento do Programa Agenda Mulher, foi apresentado o Plano Estadual de Políticas para as Mulheres do Espírito Santo (PEPMES) – Revisão 2019. O Plano, juntamente com o Pacto Estadual de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, serão os dois principais documentos norteadores para a promoção de políticas públicas para as mulheres no Espírito Santo.

O histórico processo de mobilização para a construção de políticas na perspectiva da equidade de gênero para mulheres e por mulheres alcançou um importante marco no Espírito Santo em 2014. Naquele ano, o Plano foi elaborado com o objetivo principal de reduzir as desigualdades sociais. 

Durante o processo de elaboração do PEPMES, foram realizados diversos momentos de diálogos com as mulheres, para que suas necessidades e diversidades fossem entendidas, e também com órgãos governamentais, que terão a responsabilidade na implementação do Plano, fruto de uma organização transversal e intersetorial entre Governo e mulheres de todas as regiões do estado.

O documento lista 247 ações e está dividido em seis eixos estratégicos, construídos na perspectiva da igualdade de gênero, da autonomia, do empoderamento e do efetivo exercício da cidadania pelas mulheres.

Com informações do Governo do Estado do Espírito Santo

Fonte: site da Ufes

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910