Palestra: Tributação para Pequenas e Micro Empresas

O Gregem - Grupo de Estudos em Gemologia do curso de Bacharel em Gemologia, convida alunos, técnicos e professores do CCJE a participarem da palestra: 'Tributação para Micro e Pequenas Empresas que será ministrada pelo Dr. Rogério Zanon da Silveira - Mestre em administração pela UFES, Doutor em Administração pela UFMG, Auditor Fiscal da Receita Estadual e Professor Adjunto da UFES, às 19h00 do dia 14/08/2018 no Salão Rosa.

É incontestável a função de geração de emprego e renda desempenhada pelas Micro e Pequenas Empresas (MPE’s). No Brasil, as MPE’s representam certa de 98% dos estabelecimentos e são responsáveis por 54% da remuneração paga aos empregados formais (SEBRAE, 2016).

No entanto, ainda apresentam uma alta taxa de mortalidade, decorrente de inúmeros fatores, tais como: excesso de burocracia, encargos e tributos, falhas na gestão e, especialmente, as grandes dificuldades enfrentadas para competir no mercado com as médias e grandes empresas.

Neste cenário, torna-se fundamental o entendimento dos fatores que causam sua extinção para que haja, por meio de uma consciência crítica e assertiva, a criação de mecanismos que os eliminem e/ou os dificultem. Assim, como uma primeira iniciativa, procura-se entender a questão tributária.

Entender as especificidades da tributação aplicada às MPE’s é indispensável aos empreendedores. Afinal, a questão tributária pode representar um verdadeiro desafio para as MPE’s. São detalhes, que por vezes, podem passar despercebidos por quem não esteja familiarizado com o tema.

Inscrições por e-mail: gregem.ufes [at] gmail.com
Dados necessários: Nome completo; se aluno, número de matrícula; não aluno, número do CPF.