Ufes abre chamada especial para indígenas se cadastrarem no Auxílio Inclusão Digital

Em evento realizado nesta terça-feira, 21, na sala de reuniões da Reitoria, a Administração Central da Ufes apresentou a representantes indígenas a chamada especial de cadastro para o Auxílio Inclusão Digital Emergencial. O edital é voltado aos matriculados no curso de Licenciatura Intercultural Indígena Tupinikim e Guarani, ligados ao Programa de Apoio à Formação Superior de Professores Indígenas (Prolind).

Esse será o primeiro edital específico para estudantes indígenas do Prolind, dentro do Auxílio Inclusão Digital. A publicação será realizada na quarta-feira, 22, e o período de inscrição será de 23 a 30 de setembro. A previsão é de que o resultado parcial seja disponibilizado até 11 de outubro.

O reitor da Ufes, Paulo Vargas, destacou a importância do diálogo direto com os povos e com os estudantes indígenas. “A Administração está sensível às demandas dos indígenas de nossa Universidade e aberta a ouvi-las, buscando construir maneiras de atendê-las. Demos um passo importante, com o lançamento desses editais, para suprir demandas mais imediatas. Queremos promover essa diversidade multicultural dentro da Ufes”, ressalta.

Além do reitor e dos representantes indígenas, estiveram presentes o vice-reitor da Universidade, Roney Pignaton; o pró-reitor de Assuntos Estudantis e Cidadania, Gustavo Forde; a diretora de Ações Afirmativas e Diversidade, Ana Cláudia Campos; e servidores ligados ao Prolind.

O pró-reitor Gustavo Forde ressaltou que as ações afirmativas são uma prioridade que consta, inclusive, no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade. “As iniciativas consideram as especificidades das condições de permanência no ambiente universitário em relação às diferenças culturais, sociais e geográficas dos estudantes indígenas”, destaca.

Assim como nas chamadas anteriores, para ter acesso ao auxílio inclusão digital é necessário estar regularmente matriculado, possuir renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo per capita, e não ter acesso a equipamento de informática (notebook ou desktop) e/ou a serviço de internet.

Os auxílios ofertados são: auxílio internet - destinado a viabilizar acesso a serviços de internet na forma de fornecimento de pacote de dados móveis com capacidade de 20 gigabytes, concedidos por meio do Projeto Alunos Conectados do Ministério da Educação (em casos excepcionais, onde não haja disponibilidade de cobertura de telefonia móvel ou internet, o auxílio poderá ser concedido por meio pecuniário); e auxílio equipamento - destinado a auxiliar na aquisição de notebook ou desktop. Trata-se, inicialmente, de auxílio financeiro ao estudante, pago em parcela única.

Outras propostas

A Administração Central da Ufes também apresentou às lideranças indígenas a proposta de uma minuta de resolução sobre bolsa-permanência, a ser futuramente encaminhada ao Conselho Universitário para apreciação.

Por sua vez, as lideranças apresentaram propostas à Administração para fomentar e ampliar a inclusão e os meios de acesso dos indígenas à Universidade.

“Na sociedade brasileira, há pouco espaço para os povos tradicionais, por isso são importantes esses espaços de diálogo. A criação do Prolind, um projeto que levou 12 anos para nascer, respondeu a uma demanda das comunidades de anos na formação de indígenas em nível superior. Que possamos criar oportunidades dentro da universidade, que jorrem como uma mina de águas novas”, destaca a liderança indígena e educador Jocelino Tupinikim.

“Há tempos lutamos pelos nossos direitos. Nos preocupamos que os jovens tenham que sair do estado para estudar, por isso queremos aumentar o número de oportunidades em nosso território. Todos ganham, município, estado, povos”, aponta Mauro Guarani, liderança e diretor da escola Arandui Retxokãi.

Texto e imagem: Vinícius Fontana