Ufes apresenta versão preliminar de planos para enfrentar a pandemia

A Administração Central da Ufes encaminhou aos Centro de Ensino da Universidade, na manhã desta terça-feira, 26, as propostas do Plano de Contingência e do Plano de Biossegurança elaboradas, respectivamente, por um Grupo de Trabalho (GT) e pelo Comitê Operativo de Emergência da Ufes (COE-Ufes). Conheça os documentos nos arquivos anexados abaixo.

A intenção é que toda a comunidade seja envolvida na construção de soluções a serem implementadas durante o período de isolamento social e considerando um cenário futuro pós-pandemia. Os Centros terão um prazo de 15 dias para, juntamente com os departamentos e demais setores, analisar os planos e apresentar sugestões.

O reitor Paulo Vargas afirma que essa participação das unidades acadêmicas e administrativas é muito importante para que os planos possam contemplar as diversas especificidades dos cursos e dos locais de trabalho. “Esperamos que a comunidade possa discutir esses documentos e detalhá-los conforme a particularidade de cada unidade. A partir daí, vamos organizar as contribuições e gerar uma proposta ainda mais precisa, considerando um retorno gradual das atividades presenciais, quando for possível”.

Diálogo

A coordenadora do GT e diretora do Centro de Educação, Cláudia Gontijo, explicou que, para chegar a essa versão preliminar do Plano de Contingência encaminhada aos Centros, o grupo inicialmente elaborou um esboço do que seria o plano. “A partir da primeira elaboração, fizemos um diálogo com os diretores de Centro e os pró-reitores para dar continuidade aos trabalhos. Depois, aplicamos questionários a fim de apurar as condições atuais dos nossos docentes e dos nossos estudantes. Essa versão atual do Plano de Contingência considerou as respostas dos questionários recebidos e, também, as informações do Plano de Biossegurança”.

Cláudia Gontijo destacou que, assim como a versão preliminar dos planos de Contingência e de Biossegurança, os dados apurados com a aplicação de questionários aos estudantes e aos docentes da Ufes serão divulgados. “Queremos que todos conheçam essas informações e a situação da Universidade”, destaca.

Em paralelo, o GT está finalizando, nesta terça-feira, a consulta realizada com os servidores técnico-administrativos para traçar um diagnóstico sobre as condições de saúde e de trabalho, tanto para os que estão realizando atividades remotas, quanto para aqueles que continuam trabalhando presencialmente, como é o caso dos servidores do Hospital Universitário. O próximo passo será realizar uma enquete com os gestores.

Texto: Thereza Marinho

Para ver a noticia original no site da Ufes clique aqui